Seguidores

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Nomes de Deus



Os nomes de Deus nos mostram os atributos da personalidade Divina e nos levam a compreender melhor quem é o nosso Deus. Estudamos muito a palavra de Deus, a história do povo de Deus, Suas promessas e mandamentos e muitas vezes esquecemos que precisamos conhecer mais do próprio Deus.Iremos conhecer aqui um pouco de cada um deles.

El Shaddai -EL SHADAY é o Deus onipotente, aquele que realiza o impossível, é quem nos satisfaz e  é suficiente para nós.

Elohim - ELOIM revela a grandeza de Deus como Soberano, poderoso e Criador de tudo, mas mostra também que não está só, é plural: Pai, filho e Espírito Santo, além de estar conosco (Gênesis 1:2,3 e 26,27 / Colossenses 1:16).

Shamah - Durante sua peregrinação pelo deserto o povo judeu teve sempre uma certeza: “O Senhor está conosco”. JEOVÁ SHAMMAH os guiava com Sua presença, de dia e de noite e nunca os deixou.

Kadosh - Kadosh significa santo, em hebraico, e é também utilizado para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento

Jeová Shalom -  A palavra SHALOM-PAZ tem o sentido de inteiro, completo, bom e satisfeito. O povo hebreu sempre enfrentou lutas e uma de suas maiores buscas até hoje a é paz.

Jireh - O nome JEOVÁ JIRÉ nos fala do Deus que nos socorre e nos ajuda quando precisamos.JEOVÁ é o EU SOU que se revela a nós e JIRÉ significa provisão (ajuda, socorro) e também previsão porque Deus sabe tudo o que precisamos (Mateus 6.8). então JEOVÁ JIRÉ é aquele que se revela sendo nosso ajudador quando precisamos.

Adonai - ADONAI significa Senhor com o sentido de dono, possuidor e também Senhor dos senhores. Este nome nos ensina a reconhecer que Deus é o nosso dono, o nosso proprietário e temer a Deus como Senhor.

Jeová Rafa - JEOVÁ-RAFÁ está relacionado à força física, à saúde e nos ensina que Deus é que nos dá a vida e força para viver. Não há bênção material maior que a saúde! O senhor cura todo tipo de enfermidades (Salmo 103.3; Isaías 61.1,2) Tanto física, mental ou espiritual (Mateus 11.28-30).

Tsidikenu - O termo ‘TSDEK’ significa ‘ser firme ou reto’ indicando a justiça e a perfeição de Deus. JEOVÁ TSIDKENU nos diz que Deus é Juiz e julga com justiça salvando os que são injustiçados e punindo os injustos com as conseqüências de suas injustiças.

El Elion - EL ELYON é o Deus que é maior que tudo e está acima de tudo. É um conforto para nós saber que somos pequenos e que mesmo diante de grandes problemas temos um Deus muito maior.

Jeová Nissi -  O povo de Deus viveu em meio a muitas lutas e guerras, então nestes momentos é que clamavam a JEOVÁ-NISSI. Ao vencerem uma batalha, erguiam uma bandeira, um estandarte, um brasão ou bastão como símbolo de vitória, então quando chamavam o Senhor de bandeira (NISSI) queriam dizer que o Senhor é sempre vitorioso.

El Raí - Este foi o nome que ela (HAGAR) deu ao SENHOR que lhe havia falado: "Tu és o Deus que me vê" (EL RAI) , pois dissera: "Teria eu visto Aquele que me vê?" (Gn.16:13 NVI)

Um comentário: